August 10, 2013

Um Restaurante Inclusivo


Este é um espaço totalmente acessível.


O Restaurante Rio’s sabe dar, como nenhum outro, um toque de classe a todos os momentos. Com uma vista esplendorosa sobre a marina de Oeiras e sobre o Tejo o Rio’s é muito especial. Não importa quantas vezes vêm ao Rio’s. Seja uma vez por semana, uma vez por mês ou uma vez por ano, é sempre uma experiência especial e inesquecível.
 
Existem muitos outros restaurantes com uma oferta similar. O problema é que não permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e também não têm, para além deste facto, as condições elementares para alguém com este tipo de necessidades. Estou a referir-me, por exemplo, a uma casa de banho acessível que, sem esse equipamento, um jantar ou um almoço se torna- stressante.
 
No caso concreto a casa de banho é excecional porque é simples, tem um sanitário normal (isto é, não está a 45cm do chão e não tem a estranha abertura frontal agora muito em voga) e está reservada para o uso exclusivo das pessoas com necessidades especiais. Para além do acesso exterior através de uma rampa adequada, tem também acesso por elevador.
 

 


Um luxo num país em que quase ninguém cumpre a lei e outos tantos não fiscalizam ou simplesmente fecham os olhos! Certamente, não será para todas as bolsas, mas é de facto um espaço livre e acessível a todos, sobre o qual se deve dar nota.

 
 
É nestas alturas que eu gostava que existisse uma espécie de ASAE para as acessibilidades. Isso é que era.