September 12, 2013

O Parque das Pedras e... das Nações


O Parque das Nações foi criado de raiz há 15 anos em Lisboa. O projeto deu oportunidade à criação de uma cidade nova, onde a arquitetura, nas suas mais variadas expressões, tem o seu máximo expoente.… Será mesmo assim?  
Numerosos e talentosos arquitetos deixaram um contributo valioso no Parque das Nações, tornando-o admirável do ponto de vista arquitetónico e urbanístico. Diz-se que este é um local privilegiado de Lisboa. Aqui, arquitetura e arte juntam-se à natureza, numa união feliz, com o intuito de oferecer um espaço de lazer muito especial, único em Portugal.… Será mesmo assim? 



Os trabalhos de pavimentação das áreas pedonais envolveram 220 000 m2 de calçada de vidraça, 180 000 m2 de calçada de granito e 130 000 m2 de lajes de betão.  

A questão que se colca é se este espaço é acessível para todos. A resposta é NÃO. Todos aqueles que têm mobilidade reduzida, circunstancial ou permanente, e que necessitem de uma cadeira de rodas manual para se deslocar, têm que percorrer o ‘caminho das pedras’. Literalmente. Um cidadão com esta condição não circula no Parque das Nações. Simplesmente não vai a lado a nenhum. Metaforicamente é como caminhar sobre pregos. Difícil e doloroso.  
Numa comparação mais atual, é como tentar ir do Terreiro do Paço até ao Cais do Sodré (Avenida Ribeira da Naus), percorrendo o requalificado passeio ribeirinho. “Venha conhecer um novo espaço”, afirma-se. Impossível. Será que mais uma vez alguns dos nossos mais prestigiados arquitetos não pensam neste grupo de pessoas com dificuldades acrescidas? .… Será mesmo assim?  

Parece que sim.

Vamos ao caminho das Pedras







 etc...


"A coordenação do projeto dos espaços públicos no recinto da Expo foi da responsabilidade do arquiteto Manuel Salgado. A dimensão generosa desses espaços era um requisito essencial em vista do grande número de visitantes que, previsivelmente, afluiriam à Exposição, e Salgado afirmou que os espaços públicos tinham de ser assim mesmo, amplos. Esta «fórmula» provou ser eficaz na prática e revelou que o desenho urbano baseado no conceito de qualidade ambiental e recorrendo a intervenções criativas pontuadas por peças de artistas é bem aceite. A estratégia aplicada para o desenho urbano do recinto da Expo gerou uma mais-valia constituída por amplos espaços públicos que continuam disponíveis para todos os que pretendam usufruir deles." Fonte: AE... Revista Lusófona de Arquitetura e Educação


Ficam duas palavras para memória futura: Diversidade e Inclusão.
Ficam algumas cidades: Barcelona, Londres, Berlim, Estocolmo, etc.



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com