September 6, 2013

Novas palavras


"O meu nome é Liliana. Posso ajudar?" No centro telefónico da Vodafone, em Lisboa, cai uma videochamada. Na imagem, um cliente surdo pede esclarecimentos em Língua Gestual Portuguesa (LGP). "Bom dia. Gostava de saber a hora do início e do fim desse serviço." Liliana Ferreira responde em LGP: "Pode ligar o 12717 das 9h às 20h". 

Desde o final de Abril que os surdos já podem utilizar o telemóvel em Portugal com o apoio de um serviço de LGP lançado pela Vodafone. Num canto da ampla sala onde funciona o centro telefónico, seis jovens assistentes respondem com gestos silenciosos às questões que lhes são colocadas através dos monitores que têm à sua frente. 

®    Pioneiro em Portugal, este serviço funciona através de videochamadas grátis atendidas por uma equipa treinada;

®    São jovens licenciadas em LGP ou filhas de surdos que dominam esta forma de comunicação;

®    Por semana, dão resposta a cerca de cem chamadas de pessoas com deficiências auditivas;

®    A formação é essencial para garantir a adaptação de "todos os exercícios e discursos às necessidades específicas destes clientes", explica Marina Almeida Reis que gere a formação no Call center 


Publicidade ao serviço: 


Fontes: publico.pt ; YouTube