October 27, 2013

Cor para todos com o Feelipa



No mundo existem 285 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Creio que todos nós temos uma cor preferida.
Ainda que nem todos tenham a possibilidade de ‘ver’ as cores, a necessidade aguça o engenho e há sempre alguém que vai mais além e cria as condições para minimizar as dificuldades dos outros. O Código de Cor Feelipa foi criado com o intuito de permitir uma correta identificação das cores pelas pessoas com deficiência visual. Agora todos têm o direito de tocar a cor, de ver a cor, de sentir a cor.  

Para as pessoas com deficiência visual, a cor adquire importância no momento em que estas estão inseridas numa sociedade toda ela pautada de cor e, uma vez que estas não conseguem fazer a sua apreensão, parcial ou total, podem sentir-se excluídas ou demasiado dependentes de terceiros. 

A autora do código Feelipa, Filipa Nogueira Pires, é uma designer multifacetada, empreendedora e professora, especializada em Design de Produto, Design Inclusivo e Cor. Neste momento, a Filipa trabalha como freelancer em projetos de Design de Produto e Comunicação, e leciona Modelação 3D na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL). 

Universal, simples, inclusivo.
Um arco-íris de infinitas possibilidades.
Saiba mais no site do Feelipa ou no Facebook