November 22, 2013

Série - O Plano - T1 EP3 - Évora 2020



UMA SÉRIE EM EXIBIÇÃO NO MINUTO ACESSÍVEL



Este Episódio da série O Plano, o terceiro da T1, tem como enfoque a proposta de Plano de Desenvolvimento Estratégico para Évora, até 2020. Trata-se de uma curta-metragem uma vez que a temática da acessibilidade só tem uma fala. A personagem principal chama-se ÉvorAcessível e é interpretada por um fantasma que vive online. Tudo joga contra ele... 


O documento que aborda o Plano Estratégico de Évora 2020, no seu capítulo 4 - Proposta de modelo estratégico de desenvolvimento para Évora até 2020 – indica que a visão e desígnio estratégico assenta em 5 Eixos estratégicos de intervenção e nas suas correspondentes Prioridades estratégicas.

EU SEI, É MUITA ESTRATÉGIA JUNTA… eu sei...!?
Mas tal como um vintém será sempre um vintém uma estratégia será sempre uma estratégia… é a vida vista estrategicamente.

No Eixo Estratégico 2, Évora, Património Sustentável e Multifuncional com Qualidade de Vida, é apresentado como uma das suas Prioridades Estratégicas a promoção da atratividade de Évora, tirando partido da MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES, da qualificação e valorização ambiental e da GARANTIA DE SERVIÇOS ADEQUADOS.



Depois de muitas pipocas e com a expectativa em crescendo, eis que surge o Fantasma ÉvorAcessível, naturalmente, preocupado com as acessibilidades.


Surge online e é um website promovido pela Câmara Municipal de Évora, sobre o qual a sua ex. Vice-Presidente, Cláudia Maria Ferreira de Sousa Pereira, referiu: "Neste sítio, e com a colaboração de várias entidades, colocamos à disposição de tod@s a informação disponível dos lugares acessíveis também a tod@s. É nossa vontade que estes lugares se multipliquem e que este seja um website em constante crescimento"

O PROBLEMA é que quem aceder a este website, com a intenção de encontrar equipamentos acessíveis, vai ter uma SURPRESA DESAGRADÁVEL 

Considerando todas as categorias apresentadas no website, mais de 90% dos locais referenciados em Alojamentos, Restaurantes, Serviços Públicos, Transportes, Estacionamento, Cultura e Lazer, na verdade não o são. O próprio Fantasma ÉvorAcessível indica-os como inacessíveis. É um fantasma honesto. Ou não têm acesso, ou não têm WC’s adaptados, ou não têm estacionamento, ou quando há algo não é adequado. Curioso este serviço.


Se o Plano Estratégico Évora 2020, que ao longo de todo o documento só tem uma única referência ao problema da Acessibilidade, tiver genes compatíveis com os do Fantasma ÉvorAcessível , então é melhor esquecer que a Cidade alguma vez será minimamente acessível. Contudo, deixa a ideia de que vai haver. Ao menos isso. A esperança é a última a morrer.

Vamos esperar que o novo Executivo Municipal, para além de garantir que a Lei se cumpre, possa contribuir para que a vida do Fantasma ÉvorAcessível realmente acrescente valor. Os anteriores atores e atrizes devem ter tido muitos momentos de convívio agradáveis a planear a vida do fantasma.  


Para o Minuto Acessível,
envie o seu contributo para o email: minuto.acessivel@gmail.com