March 13, 2014

Dicas sobre RODAS

A cadeira de rodas é parte do espaço corporal da pessoa que necessita dela para se deslocar. Pode considerar-se que é quase uma extensão do seu corpo. Agarrar ou apoiar-se na cadeira de rodas é como agarrar ou apoiar-se numa pessoa que esteja sentada numa cadeira comum.

É importante saber que para uma pessoa sentada numa cadeira de rodas é extremamente incómodo ficar a olhar para cima durante muito tempo. Logo, ao conversar com uma pessoa numa cadeira de rodas, caso seja possível, lembre-se de se sentar para que ambos fiquem ao mesmo nível.

Empurrar uma pessoa em cadeira de rodas não é como empurrar um carrinho de supermercado. Nunca movimente uma cadeira de rodas sem antes pedir permissão e sem saber como o deve fazer adequadamente. Caso o faça e entretanto decida parar para conversar com alguém, lembre-se de virar a cadeira de frente para que a pessoa também possa participar da conversa.

O piso é uma variável fundamental para que uma pessoa que se desloque numa cadeira de rodas não fique numa situação incómoda. Pergunte sempre qual o melhor caminho a seguir sabendo à partida que o piso em calçada é totalmente inapropriado. As vibrações causadas pelo piso empedrado, para quem tem uma lesão medular, desencadeiam contrações musculares - espasticidade - associado a dor e impossibilidade de controlar os membros inferiores e/ou superiores.

Para subir degraus incline a cadeira para trás e movimente-a no sentido ascendente. Mantenha as rodas apoiadas, degrau a degrau. Para descer o processo é inverso. Nesta situação é mais seguro se uma outra pessoa se colocar à frente, de forma a garantir que a descida é feita degrau a degrau, sempre com as rodas apoiadas no chão.


Não estacione o seu veículo em lugares reservados às pessoas portadoras de deficiências físicas. Estes lugares são reservados para suprir uma necessidade e não por conveniência. O lugar reservado é mais largo de modo a permitir o acesso de uma cadeira de rodas e está mais próximo à entrada dos edifícios para facilitar o acesso dessas pessoas.








Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com