June 6, 2014

Balizas ‘ACESSÍVEIS’


As pessoas com deficiência motora que pretendam ir ao Mundial FIFA 2014 têm à sua disposição ingressos para quem se desloque em cadeira de rodas. Podem adquirir um ingresso para uma pessoa com deficiência e um outro, gratuito, para um acompanhante. O lugar do acompanhante será o mais próximo possível mas a localização exata não poderá ser garantida. Não é permitido solicitar mais de um ingresso de cortesia.


Portadores de outras deficiências ou com outras necessidades especiais deverão entrar em contato com o Centro de Ingressos da FIFA para obter mais informações sobre o tipo de ingresso que devem adquirir.

O grau de deficiência terá que ser comprovado de acordo com o especificado pela Lei. Caso não haja comprovação os ingressos poderão ser cancelados.

Os estádios têm lugares reservados de forma a garantir que as pessoas com deficiência possam assistir aos jogos. Um Decreto da presidente Dilma Rousseff reserva pelo menos 2% dos ingressos para o Mundial 2014 para serem vendidos a pessoas com deficiência e acompanhantes. A FIFA passa a ser obrigada a oferecer 1% dos bilhetes para as pessoas com deficiência e garantir mais 1% para que cada um possa levar pelo menos um acompanhante.


O único problema são as acessibilidades nas cidades onde se realizam os jogos. Tal como em Portugal, o Brasil tem um défice no que respeita ao cumprimento da legislação que prevê a promoção da acessibilidade como um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas. Do conjunto das pessoas com necessidades especiais fazem parte pessoas com mobilidade condicionada, isto é, pessoas em cadeiras de rodas, pessoas incapazes de andar ou que não conseguem percorrer grandes distâncias, pessoas com dificuldades sensoriais, tais como as pessoas cegas ou surdas, e ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos.




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com