June 24, 2014

Emagreça a DIFERENÇA…

As deficiências correspondem a um desvio relativamente ao que é geralmente aceite como estado biomédico normal (padrão) do corpo e das suas funções.

As deficiências podem ser caracterizadas como temporárias ou permanentes, progressivas, regressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas. O desvio em relação ao modelo baseado na população, e geralmente aceite como normal, pode ser leve ou grave e pode variar ao longo do tempo.


A deficiência Visual é a perda ou redução da capacidade visual, com caráter definitivo, não sendo suscetível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.

O QUE SE DEVE TER EM ATENÇÃO AO PRESTAR AJUDA A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL:

  • Não deve tratar um deficiente visual por “cego” ou “ceguinho”. É uma abordagem pejorativa uma vez que ninguém gosta de ser rotulado.
  • Não transmita sentimentos negativos, como a ‘pena’, perante um deficiente visual: a Educação Especial e a reabilitação permitem superar muitas dificuldades.
  • Deve privilegiar o contacto baseado numa contínua troca de informação oral. 
  • Crie as condições necessárias para que o deficiente visual possa tocar nos objetos ou nas pessoas para uma melhor identificação. 
  • Descreva com clareza o meio físico que as rodeia, para que cada um possa detetar o caminho e os obstáculos com mais facilidade. 
  • Em caso de emergência, deve considerar a situação como prioritária.




Para o Minuto Acessível,

deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com