September 17, 2014

Série - O Plano - T1 EP8 – A Ribeira dos Calhaus


UMA SÉRIE EM EXIBIÇÃO NO MINUTO ACESSÍVEL


Este último episódio da Temporada 1 da Série O PLANO, aborda a primeira grande obra realizada em Lisboa enquanto se discutia e aprovava o PLANO DE ACESSIBILIDADE PEDONAL DE LISBOA. O enredo gira em volta de um grupo de arquitetos, liderados pelo ‘Homem das Pedras’, que tentam valorizar um espaço urbano através do uso consistente do calhau.


Recorrendo ao passado e motivados pela velha Ribeira das Naus, um dos espaços com maior carga Histórica de Lisboa, cujo estado de conservação era, no mínimo, pouco dignificante, os arquitetos meteram mãos à obra com o intuito de desenvolver um projeto para requalificar toda aquela zona da cidade. Sustentados por um financiamento estimado em cerca 20 Milhões de Euro, numa altura em que a crise continua a desequilibrar a vida de tantos portugueses, à partida, o filme podia ser uma esperança para melhorar significativamente a vida dos Munícipes pelo que tinha tudo para ser um êxito. 

Muitos de nós tínhamos a convicção que o resultado iria valer a pena e que a requalificação, em linha com o proposto no Plano Pedonal para Lisboa, iria possibilitar criar um novo espaço que pudesse ser utilizado por TODOS.

Dizendo-se “orgulhoso” do resultado final, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, destacou a qualidade do projeto, da autoria dos arquitetos paisagistas João Nunes e João Gomes da Silva, dizendo que “não é preciso ser-se bruxo para adivinhar que esta intervenção será muito premiada”.


O presidente do município, António Costa, foi igualmente elogioso, afirmando que há um prémio com o qual os autores deste “notável projeto” podem desde já contar. Certamente, cada uma dos arquitetos envolvidos irá receber ‘uma pedreira’, para que em futuras obras possam usar os seus próprios calhaus…


Recentemente, Blackpool, uma cidade muito popular entre os Britânicos, também sofreu uma profunda transformação da sua frente ribeirinha. O objetivo foi proteger a sua zona costeira e ao mesmo tempo criar espaços de lazer ACESSÍVEIS A TODOS. Foi refeita a escadaria até ao plano de água, muito parecido com a nova Ribeira das Naus, e colocada uma estrutura recuada para encorajar as pessoas a permanecer até a noite, para benefício dos restaurantes, cafés e atividades culturais. A diferença é que neste filme Inglês, a solução encontrada foi INCLUSIVA, foi mesmo para USUFRUTO DE TODOS.


De facto, com a nova Ribeira das Naus, LISBOA REENCONTROU A SUA HISTÓRIA E O TEJO… e, naturalmente, os pisos de então, preparados essencialmente para CARROÇAS e CAVALOS…



Para quem NÃO TEM ASAS, há que reconhecer que este grupo de arquitetos, apoiado por este Executivo Municipal, tem muita coragem!



Melhor que uma imagem com calhaus, são ainda mais imagens com CALHAUS












É estranho perceber que quando se tem que decidir entre a pedra e as pessoas, se escolha a pedra!?



Algumas pessoas conseguem seguir em frente com pedras no sapato porque já não tem sensibilidade nos pés, Cristiane Santana



Relacionados:




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com