December 5, 2014

Vida Independente


O Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa vai implementar um projeto-piloto para que pessoas com deficiência com menos autonomia possam ter uma Vida Independente.





O projeto foi já apresentado pelo vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Carlos Afonso. EXCELENTE.

Vida Independente é uma abordagem consagrada na Convenção Internacional para os Direitos das Pessoas Com Deficiência, defendida pela União Europeia e prevista na Estratégia Nacional para a Deficiência.

Ao viver em sociedade todos dependemos, de alguma forma, uns dos outros. A entreajuda é desejável e até indispensável. Contudo, a dependência pressupõe que muitas escolhas pessoais fiquem a depender da boa vontade, da disponibilidade ou de um acordo com terceiros.


Nos dias de hoje, já não é aceitável que essa dependência exista e persista de forma estrutural. É importante encontrar soluções para minimizar as dificuldades das pessoas que carecem de um apoio mais personalizado e continuado, de forma a maximizar o seu espaço de liberdade. Esse direito deve ser consagrado e passa, muitas vezes, por materializar pequenas preferências pessoais, que vão desde a hora de se deitar até à higiene pessoal. Inclui, naturalmente, a oportunidade de fazer escolhas sobre onde morar, com quem viver e como viver e deve permitir a contratação de um assistente pessoal, em detrimento de uma institucionalização.

Sendo um dos pressupostos do projeto a autonomização de pessoas com deficiência, para a sua viabilização e implementação, o pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local da autarquia irá constituir uma bolsa de fogos municipais, para utilização transitória, a vigorar durante o prazo de execução do projeto-piloto.


A Vida Independente não significa ser independente de outras pessoas, mas ter a liberdade de escolha e controle sobre a própria vida e estilo de vida.




Aceda AQUI ao ‘booklet’ sobre a Vida Independente


Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com