February 16, 2015

Mapas 3D


As impressoras 3D estão revolucionar a vida das pessoas. Além de contribuições muito preciosas como corações e mãos artificiais, estas impressoras produzem peças para veículos, outros artigos utilitários e também estão agora a produzir mapas para deficientes visuais. Estes mapas 3D pretendem ajudar estas pessoas a orientarem-se com maior facilidade. 


A iniciativa utiliza um material especial para produzir os mapas, em que os principais pontos de interesse, como estradas, paisagismo e calçadas, são destacados em alto-relevo, para que o mundo que nos rodeia seja percecionado ao toque. Diferentes texturas e superfícies elevadas facilitam de facto perceção da realidade.

Este tipo de projetos que tem sido desenvolvido pela GSI, entidade responsável pelo mapeamento geoespacial do Japão e pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, passa por criar um software de impressão que possa converter os mapas e, em seguida, partilhá-los na web. Todos os modelos de impressão são disponibilizados gratuitamente na Internet.


As impressoras necessárias para produzir estes mapas ainda têm um custo muito elevado para a maior parte das pessoas mas, com o seu aperfeiçoamento e com o tempo, será inevitável que o preço possa vir a ser comparável às de jato de tinta. Quando isso acontecer, o software, que entretanto também irá evoluir, fará com que esta solução passe a ser uma ferramenta essencial para pessoas com deficiência visual.


~

Uma ideia inclusiva que já está a fazer a diferença 
na vida de muitas pessoas.




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com