June 12, 2015

ASILO é coisa do passado



Weesp é um município dos Países Baixos e abriga um ASILO bastante incomum.






Na verdade, o nome asilo deixou de ser apropriado para o lugar que mais se parece com uma vila. Hogeweyk é o nome da vila projetada especialmente para o cuidado de idosos com demência, especialmente demências degenerativas como o Alzheimer.



O lugar é realmente fantástico e já foi comparado com o filme “O Show de Truman“, porque existem por lá médicos, enfermeiros e especialistas que trabalham para cuidar dos 152 residentes. Os residentes da vila são mais ativos que os residentes de asilos convencionais e precisam de menos medicamentos.


A vila foi criada com 23 casas especialmente projetadas para pessoas da terceira idade que sofrem de demência. O que também é bastante interessante é que os cuidadores dão o máximo de privacidade e autonomia aos moradores. Vestem roupas normais, em vez de roupas clínicas, para que as suas ações se enquadrem perfeitamente no papel de vizinhos. Eles também não interferem quando os residentes decidem falar sobre suas memórias, seu passado e história. Todos os funcionários do lugar estão lá apenas para dar o apoio necessário à situação delicada dos idosos.





Por lá tem supermercado, restaurante, bar e cinema. As ruas, as praças, os parques e os jardins foram todos desenvolvidos para que os idosos pudessem transitar livremente sem grandes problemas. E é isso que eles fazem. Os médicos e enfermeiros são instruídos para fazer que a vivência dos idosos seja o mais parecido com o mundo real. Embora as condições de demência possam exigir grandes cuidados, são os próprios moradores que fazem as compras no supermercado e ajudam no preparo da comida em casa.









Apenas os aspetos financeiros são deixados de lado devido à sua complexidade. Por isso mesmo não existe moeda e tudo está incluído no custo que se paga para se ir para lá viver. 


Deixe-se ir e não perca esta excelente reportagem da CNN.
Algo que devíamos copiar


Os residentes são cuidados por 250 enfermeiros e especialistas 
que vagueiam pela cidade e possuem uma infinidade de profissões na vila, como por exemplo caixas de supermercado




Saiba mais em: DEMENTIA VILLAGES

Com a contribuição de Rita Valadas


Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com