August 23, 2015

Calçada 'RECICLADA'

CALÇADA PORTUGUESA deve ser valorizada enquanto uma forma de arte, mantida nas Praças Públicas mais relevantes, e não como um simples pavimento pedonal, aplicada em tudo o que são zonas pedonais.



Imaginem CALÇADAS DE BORRACHA RECICLADA: planas, antiderrapantes, muito resistentes, não quebram, não racham, absorvem impactos, têm uma durabilidade longa, fáceis de colocar, fáceis de manter e amigas do ambiente já que reaproveitam resíduos altamente poluentes quando não reciclados. 

Um pneu demora cerca de 600 anos a decompor-se.




Este tipo de soluções levanta sempre questões sobre a permeabilização dos solos ou a falta dela. É uma falsa questão. Estas faixas não necessitam de ocupar todo o espaço pedonal. Basta uma faixa com 1,2 metros de largura. Ainda assim, não necessitam de ficar compactas já que basta uma fresta com 07mm para que a água penetre no solo.

Uma solução inclusiva, de baixo custo, que pode resolver um problema, ‘resolvendo dois’: o problema das calçadas que comprometem a locomoção das pessoas com Mobilidade Reduzida e o reaproveitamento dos pneus em fim de vida.


“Não podemos resolver problemas com o mesmo tipo de pensamento que usávamos quando os criávamos.” Albert Einstein.



Com a colaboração de Maria Nunes Abreu‎



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com