August 26, 2015

Passeios LIVRES



O estacionamento nas zonas pedonais é proibido. Para além das calçadas em pedra, o estacionamento em cima dos passeios, por exemplo, é mais um obstáculo que as pessoas com Mobilidade Reduzida têm que ultrapassar. Muitas vezes a tarefa é impossível. A falta de civismo, associada à falta de fiscalização, são a receita ideal para que a nossa PAISAGEM URBANA seja comparável, em muitos casos, ao que se observa em países sem lei e sem ordem. A ‘autoridade’ é frouxa e vai permitindo que esta situação se vulgarize. Hoje em dia, estacionar o carro em cima dos passeios, bloqueando a mobilidade dos cidadãos, é considerado algo completamente normal.

As novas tecnologias têm possibilitado resolver muitos dos nossos problemas. Este é mais um. Uma APP denominada por TowIt, já em uso em alguns municípios nos Estados Unidos e no Canadá, pode ajudar a minimizar o problema. A aplicação foi criada por Michael McArthur, em Toronto. Consiste num mapa da cidade, no qual o utilizador pode publicar de imediato a fotografia da viatura mal estacionada, com a matrícula e a indicação da sua localização.

Aceda aqui à aplicação Towlt. Se as autoridades policiais monitorizarem este site, para além de perceberem melhor o estado da nossa ‘Selva Urbana’, passam a poder agir em tempo real.

Considerando que não há uma relação direta entre o condutor do veículo que cometeu a infração, e o proprietário do veículo, sendo um automóvel um ativo transmissível, e considerando que as ocorrências se dão no espaço público, não está em causa, qualquer violação do direito à privacidade (...) A matrícula de um automóvel não é um traço identitário de um indivíduo ou cidadão, não se consubstanciando assim qualquer ilegalidade na sua publicação em espaço público (…) Na realidade quando um cidadão reporta às autoridades uma ilegalidade no estacionamento, como por exemplo quando telefona para a PSP ou para a EMEL, já reporta todos os dados supramencionados, sem que nunca se tivessem levantado quaisquer questões jurídicas relacionadas com a privacidade do proprietário do veículo em infração (…) O método com a referida aplicação é exatamente o mesmo, mas através de meios eletrónicos


Faça aqui o download da APP: 


   
   para Android
   para Apple





Conheça aqui a ‘nossa Garagem Colorida


Fonte: Blog Passeio Livre



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com