November 12, 2015

Cidades ‘EXCLUSIVAS’


Muitas cidades, entre as quais Lisboa, não foram pensadas para acolher pessoas idosas ou pessoas com falta de mobilidade permanente ou temporária, faltando pavimentos razoáveis, proteção em relação aos automóveis, passadeiras e zonas com limite de velocidade, defende o arquiteto António Batista Coelho.


A culpa é de todos mas há uns, que pelas suas atividades profissionais, têm tido e continuam a ter responsabilidades acrescidas. A cidade deve ser um espaço para todos e não devemos segmentar os problemas como se estes só dissessem respeito às Pessoas com Mobilidade Reduzida, aos mais Idosos ou a qualquer outro grupo da população. A cidade deve ser um espaço INCLUSIVO.

O discurso arquitetónico não consegue alinhar-se com as necessidades sociais e éticas da cidade contemporânea. Com a relação tensa entre a teoria e a prática, a irrelevância social no design é onipresente. Os arquitetos que praticam a profissão veem frequentemente a teoria como esotérica e não-transferível, enquanto muitos teóricos não manifestam as suas ideias na realidade através da construção. 

Como disse Albert Einstein: Se os factos não encaixam na teoria, mudem-se os factos. Para se entender melhor este pensamento de Einstein, quando enquadrado na temática da acessibilidade, seria verdadeiramente interessante que o ‘Arquiteto’ calçasse os sapatos dos cidadãos ou se sentasse numa cadeira de rodas e tentasse ver por si mesmo se os factos se encaixavam na prática arquitetónica dominante.


Os mais IDOSOS e em geral os cidadãos com Mobilidade Reduzida são aqueles que têm de facto mais dificuldades para se deslocarem e, nesse sentido, necessitam de condições mais confortáveis do que aqueles que têm a possibilidade de recorrer em plenitude às suas faculdades motoras. 

Há legislação aprovada para garantir este direito básico. 
Há responsabilidades a apurar.

Segundo as Nações Unidas, a mobilidade das pessoas para as cidades está a fazer-se a um ritmo recorde, «sendo expectável que seis em cada dez pessoas no mundo resida em áreas urbanas em 2030» e o número está a aumentar mais rapidamente nos meios urbanos dos países em desenvolvimento.




Temos um bom clima para estar na rua e os mais idosos e muitos deficientes deveriam estar na rua sempre que podem. Temos de criar o máximo de condições para que todas as pessoas possam usufruir do ‘passear pela cidade’. Se isso for feito, o espaço público na área urbana será usado de uma forma mais estimulante e encarado como um prolongamento da casa.


Relacionado:




Fonte: Com base numa notícia do Diário Digital



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com