January 12, 2017

eChair


A Ford Europa está a desenvolver um sistema que facilita a mobilidade dos condutores que necessitam de usar uma cadeira de rodas. Trata-se de um sistema em que a cadeira entra e sai sozinha do porta-malas do carro.

Com a eChair, o condutor só tem de acionar um comando no seu iPhone e a cadeira de rodas arruma-se sozinha no porta-malas, usando uma plataforma e tecnologia de automação. Chegando ao seu destino, basta repetir o processo no sentido inverso.

O objetivo é minimizar a dificuldade de colocar a cadeira de rodas manualmente no interior do carro, algo que muitas vezes é complicado ou mesmo impossível para algumas pessoas com deficiência.  

Feita de material leve, a invenção, chamada eChair, foi desenvolvida por Gunther Cuypers, Robin Celis e David Longin, engenheiros do Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica.


Segundo Raj Nair, vice-presidente executivo de Desenvolvimento do Produto da Ford, “…vivemos momentos de inovação em todas as partes do nosso negócio…” e …esta é uma época emocionante e os nossos colaboradores estão trazendo tecnologias novas e empolgantes para nossos clientes…”.


Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com