February 24, 2017

Emoções ONLINE



Existem várias formas de COMUNICAR as nossas emoções online. Uma delas passa pelo recurso aos emojis. Os emojis são uma forma rápida e divertida de dar um toque emocional aos nossos e-mails e às mensagens que trocamos pelo telemóvel.


A questão que agora se coloca é como é que os deficientes visuais podem usufruir desta vantagem. Como toda forma de linguagem, o êxito do que se quer transmitir com os emojis depende do contexto e da compreensão mútua entre quem escreve e quem lê.

A Live TIM criou um sistema de emojis para invisuais. Uma ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual tenham uma experiência equiparada a qualquer outro leitor.




O projeto é pioneiro no segmento (…) alinha Acessibilidade, Inclusão e Cidadania (…) os jovens com deficiência visual, que hoje já se comunicam através de muitos instrumentos, vão sentir-se como qualquer outra pessoa (…) afinal a emoção não afeta apenas determinados grupos de pessoas, atinge-nos a todos”, refere Maria da Gloria Almeida, do Instituto Benjamin Constant.



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com