February 3, 2017

Património versus Património


A Parques de Sintra em curso, desde 2013, o projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade aos Parques e Palácios sob gestão da empresa e constituí-los como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade de acesso ao Património natural e construído.


A Parques de Sintra te-se associado ao “Disabled Access Day”, uma iniciativa que pretende incentivar as pessoas com deficiência a visitar locais que normalmente não visitariam, proporcionando oportunidades para um diálogo com as entidades em relação às acessibilidades para pessoas com deficiência.




Para quem se desloca numa cadeira de rodas manual e tem uma lesão vertebro-medular, por exemplo, um cidadão paraplégico e/ou tetraplégico, o piso todo em pedra continua a ser um obstáculo difícil de superar. Deve considerar-se a possibilidade de pavimentar corredores em piso liso, sempre que os diversos locais o permitam. É uma solução viável que não compromete o Património existente e só assim será possível afirmar que a acessibilidade é, de facto, igual para todos.




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com