March 29, 2017

Relativizar

 


Ao longo dos anos, a DEFICIÊNCIA tem sido observada de distintas formas pela sociedade. De uma forma geral é associada a uma condição ou função considerada deteriorada relativamente à situação geral de um individuo. O termo costumava fazer referência à deficiência física, à deficiência sensorial, à deficiência cognitiva, à deficiência intelectual, às doenças mentais e a diversos tipos de doença crónica.


Ainda que a deficiência permanente seja difícil de relativizar, porque se trata de uma condição irreversível, é importante olhar para o mundo com uma atitude positiva e proactiva. É importante perceber o que devemos valorizar e nesse sentido é importante aprender a relativizar.


Há anos que digo que a coisa mais importante que aprendi na vida foi a relativizar. E foi. Não é fácil, mas compensa. Permite-nos perceber que há sempre duas maneiras de olhar para uma mesma situação: aquela em que nos deixamos definir pelas circunstâncias ou aquela em que vencemos essas mesmas circunstâncias. E seguimos em frente". Raquel Carrilho, in Jornal i


Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com