April 6, 2018

Sente-se na minha cadeira: a cidade não é para todos


Num país em que a acessibilidade é a excepção, as pessoas com Mobilidade Reduzida têm que planear todos os seus dias ao pormenor.

36 anos após as primeiras iniciativas em prol das acessibilidades, Portugal continua a ser um país inacessível porque as Leis não se cumprem nem se fazem cumprir.

O que faltou nestes 36 anos?
Vontade política, financiamento, fiscalização e reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência.

O que falta agora?
Vontade política, financiamento, fiscalização e reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência.


Carlos Nogueira fez uma viagem por Lisboa com o intuito de mostrar a falta de acessibilidades e as dificuldades que as pessoas com Mobilidade Reduzida encontram todos os diasCuriosamente nem foi preciso visitar o passado porque as mais recentes obras arquitetónicas evidenciam a falta de respeito pelas pessoas com deficiência. Desde o Parque da Nações ao maat, passando pela Ribeira da Naus, tudo é arquitetonicamente incompetente, para além de violar as Leis desta 'nossa' República. 


Clique na imagem para aceder aos 5 vídeos gravados em 360º e perceba o que significa viver sentado numa cadeira de rodas nas nossas cidades. Com o ponteiro do rato pode direcionar a imagem para onde pretender e dessa forma constatar melhor quais são os muros que se levantam por aí.


Fica mais um agradecimento
ao Carlos Nogueira


Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com