June 11, 2018

‘Ando’ CONFUSO


“Será que estou grávido há 46 anos e não sabia, ou será que este sinal se destina a senhoras grávidas que carregam no ventre uma cadeira de rodas!?” 

Estou confuso...

Temos visto que começa a haver a tendência em hospitais, em centros comerciais e outros locais de acesso ao público, de afixar sinalética relativa ao estacionamento que coloca todos no mesmo 'saco'. Que se saiba, gravidez não confere o grau de incapacidade determinado por lei (igual ou superior a 60%), para se poder estacionar em lugares reservados a pessoas com deficiência e, naturalmente, uns e outros não têm todos as mesmas características e dificuldades! Nos locais destinados aos deficientes só pode estacionar quem tiver o dístico para o efeito emitido pelo IMT. O dístico é atribuído à pessoa e não ao carro pelo que o deficiente pode ser o condutor ou estar a ser transportado. 

Os lugares reservados para grávidas são muito importantes e estão previstos - e ainda bem - mas não se deve confundir os cidadãos com deficiência com as senhoras que estão grávidas. Provavelmente nem uns nem outros querem ser confundidos. Quer uns, quer outros, têm necessidades diferentes, e este tipo de sinalética fomenta os abusos e a discórdia gratuita.


Este tipo de sinalética não está prevista no Código da Estrada pelo que a sua afixação é ilegal.


Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com