July 5, 2018

Estacione com o Waze



Waze já ajuda as pessoas com mobilidade reduzida a estacionar


Se os condutores sem problemas físicos enfrentam diariamente a dificuldade de arranjar um buraco para estacionar em Lisboa - mesmo a pagar - o dilema agrava-se para os condutores com mobilidade reduzida. Perante esta dificuldade, os editores da aplicação de trânsito Waze deitaram mãos à obra.

existem bastantes lugares reservados para condutores com mobilidade reduzida mas, na maioria das vezes, estes lugares estão ocupados por viaturas sem dístico e portanto sem autorização para usarem esses espaços de estacionamento. O estacionamento em lugares reservados a pessoas com deficiência passou a ser considerado uma contraordenação grave. Publicada em Diário da República no dia 7 de julho de 2017, a nova lei entrou em vigor no dia seguinte. As coimas para esta infracção vão dos 60 aos 300 euros, o condutor perde dois pontos na carta por pontos e pode ficar inibido de conduzir entre 1 e 12 meses.

O estacionamento para nós é essencial, é para toda a gente. Só que uma pessoa que não tenha deficiência pode deixar o carro um pouco mais longe do destino e depois dirigir-se a pé. Nós não. Porque quanto mais longe, numa cadeira de rodas, mais difícil e ainda existem infelizmente muitas barreiras arquitetónicas”, considera Carlos Nogueira, deficiente motor, assistente social na Câmara de Lisboa.


Com a ferramenta do Waze, disponível através de plataformas móveis como os smartphones, Carlos Nogueira sente maior liberdade de escolha, pois encontra informações sobre locais indicados para pessoas como ele.



Relacionado: 3.199 Mil Condutores


Fonte: RTP Noticias



Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com