September 16, 2018

o “TripAdvisor das Acessibilidades"


Só em quatro meses, “o TripAdvisor das Acessibilidades” quadruplicou as queixas recebidas em 2016

Em apenas quatro meses, a aplicação já tem quase 1500 utilizadores e mais de 1700 avaliações registadas.


Desde o lançamento, em Maio, já foram feitas 290 reclamações oficiais através da aplicação +Acesso Para Todos, da Associação Salvador, agora também conhecida por ser a “TripAdvisor das Acessibilidades", denunciando a falta de acesso a estabelecimentos públicos, privados, transportes e estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. O número obtido nestes quatro meses é quatro vezes superior ao total de queixas registadas durante todo o ano de 2016.

A aplicação gratuita é, no fundo, “o TripAdvisor das Acessibilidades”, considera Joana Gorgueira, gestora de projecto na Associação Salvador. Os utilizadores são convidados a classificar os locais através de quatro parâmetros obrigatórios:
  • acessibilidade da casa-de-banho;
  • livre circulação interna,
  • entrada no edifício;
  • existência ou não de estacionamento reservado.


Agora, qualquer um pode, em qualquer momento, sem recorrer ao livro de reclamações, avançar para a criação de uma reclamação oficial, que a aplicação reencaminha de forma automática para as entidades responsáveis pela fiscalização do cumprimento do Decreto-lei 163/2006 — o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e as Câmaras Municipais respectivas. Recebem no vosso email o conteúdo das reclamações e a Associação Salvador acompanha o seguimento das queixas, informa os espaços visados pelas denúncias e dá sugestões de como corrigir os problemas.

A aplicação +Acesso Para Todos — disponível para iOS e Android — é uma iniciativa do projecto Portugal Mais Acessível, que venceu o Prémio Solidário 25 Anos SIC, em 2017 e foi ideia de Ricardo Teixeira, um “amigo” da Associação Salvador.



Contribua para que o nosso país seja um país para todos.
Use e Abuse da APP +ACESSO PARA TODOS


Fonte: Público P3



Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com