May 13, 2014

Uma vida sem BARREIRAS… rumo à Europa!


Muitas vezes teríamos quase de ser atletas para superar as barreiras com que nos deparamos nas nossas cidades. Estes obstáculos podem tornar-se insuperáveis para as pessoas portadoras de deficiência. As acessibilidades estão longe de se tornar uma realidade em alguns países do espaço europeu.

Alguns países não impõem obrigações claras sobre como e quando é que se devem implementar as alterações necessárias para que o espaço público e o espaço privado se tornem acessíveis. Nos países onde existe legislação, ela é muitas vezes ignorada devido à falha na fiscalização e às sanções limitadas. É o caso de Portugal.

O parlamento europeu deve perceber que precisamos de uma lei que harmonize as normas relativamente às acessibilidades, para que todos os Estados-membros possam caminhar na mesma direção.

Num mundo menos acessível a nossa deficiência AUMENTA.

Se Amesterdão é uma das cidades mais bem preparadas para receber Pessoas com Mobilidade Reduzida e mesmo assim existem queixas, agora imagine que o que vai ver acontecia, por exemplo, em Lisboa… desde os pisos em pedra à falta de acessos, somos o exemplo último daquilo que não deve existir!









Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com