November 8, 2015

1093Km Horizontais…



BICICLETA e os CICLISTAS podem muito bem vir a ser os melhores ‘amigos’ das pessoas com deficiência motora. Em Lisboa é possível criar 1098Km de uma rede de ciclovias horizontais, ligando as principais zonas da cidade, com uma inclinação entre 0 e 4%. Significa que 63% das ruas da cidade têm menos de 4% de inclinação.

Lisboa é um exemplo paradigmático relativamente à falta de acessibilidades pedonais adequadas a um centro urbano. As pessoas, de uma forma geral, têm muita dificuldade em andar em Lisboa sem encontrarem obstáculos intransponíveis, seja pelo tipo de piso empedrado, seja devido aos carros parqueados em cima dos passeios, seja pelo mobiliário urbano como postes de iluminação, placards de publicidade, caixotes de recolha de lixo, ecopontos, balizadores de trânsito, etc., ou mesmo devido à inclinação inerente à cidade das 7 colinas. Quer a pé, quer de bicicleta, esta dificuldade é obvia e tem que ser solucionada.

O crescente uso da bicicleta pode ser o ‘trigger’ para que se encontrem novas soluções. Essas soluções têm que ser inclusivas e devem ter em conta, para além dos ciclistas, todas as pessoas que se desloquem a pé. Aqui há a necessidade de incluir todos aqueles que têm mobilidade reduzida, seja ela temporária ou permanente. Um cidadão que necessite de uma cadeira de rodas para se deslocar,não tem hoje qualquer possibilidade de andar em Lisboa.

Sabemos que a bicicleta é um meio de transporte alternativo, viável e promotor de Felicidade Individual e Coletiva, para além de promover a Sustentabilidade Económica e Ambiental da Sociedade.



O Projeto Lisboa Horizontal visa criar condições físicas e exequíveis que promovam a circulação de bicicletas na cidade, numa ótica utilitária e pragmática, abrangendo públicos-alvo como por exemplo os moradores, os que vêm trabalhar para a cidade, os estudantes, os turistas que por cá passeiam, etc. 


Será que é possível generalizar o uso da bicicleta como um meio alternativo viável e será que podemos compatibilizar as ciclovias com as necessidades das pessoas com Mobilidade Reduzida? A resposta deve ser SIM.




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