As
deficiências correspondem a um desvio relativamente ao que é geralmente aceite
como estado biomédico normal (padrão) do corpo e das suas funções.
As
deficiências podem ser caracterizadas como temporárias ou permanentes, progressivas,
regressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas. O desvio em relação ao
modelo baseado na população, e geralmente aceite como normal, pode ser leve ou
grave e pode variar ao longo do tempo.
O QUE SE DEVE TER EM
ATENÇÃO AO PRESTAR UM SERVIÇO A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E
MOTORA.
A
deficiência Visual é a perda ou redução da capacidade visual, com caráter
definitivo, não sendo suscetível de ser melhorada ou corrigida com o uso de
lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
Possibilidade
de tocar nos objetos ou pessoas para uma melhor identificação;
Iluminação
e contrastes especiais que possibilitem um maior grau de autonomia;
Descrição
clara do meio físico que as rodeia, a fim de poderem detetar o caminho e os
obstáculos para uma mais fácil deslocação;
A
deficiência Auditiva pode ocorrer em qualquer idade e pode estar relacionada
com fatores de natureza hereditária ou congénita (malformações / alterações
morfológicas), bem como na sequência de alterações que se manifestam aquando do
nascimento ou decorrentes de doenças ou acidentes.
Boa
iluminação para que possam fazer leitura labial;
Preferencialmente
ter conhecimentos básicos de Língua Gestual ou conhecer o código de Sinais
Internacionais;
Possibilidade
de utilizar um meio alternativo de informação e comunicação, caso não haja
compreensão;
A
deficiência Motora resulta de uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser
congénita ou adquirida por doença ou acidente. Pode, também, decorrer
de lesões neurológicas, neuromusculares ou ortopédicas, afetando o indivíduo,
no que diz respeito à sua mobilidade e coordenação motora.
Informação
precisa e atual sobre o grau de acessibilidade do lugar para onde se dirigem
(degraus, rampas, elevadores, larguras das portas, existência de instalações
sanitárias adequadas);
Acesso
total às infraestruturas e respetiva utilização;
Respeito
pelo ritmo das pessoas com mobilidade condicionada;
Assistência
para subir escadas, caso seja necessário;
Apoio
no transporte de bagagem ou embrulhos, etc.;
Em
caso de emergência, todos devem ter atenção prioritária.
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