May 3, 2015

Educação Inclusiva



A ACESSIBILIDADE pode ser definida como a capacidade do meio de proporcionar a todos uma igual oportunidade de uso, de uma forma direta, imediata, permanente e o mais autónoma possível.



A experiência demonstra que os espaços, edifícios e serviços acessíveis são, por regra, mais funcionais, mais seguros e mais confortáveis para todos os utilizadores. A acessibilidade é, por isso, um fator objetivo de qualidade, e a sua promoção deve ser vista como uma oportunidade de qualificação. A acessibilidade é um Fator Expressivo para Educação Inclusiva

Na escola, o meio físico acessível é fundamental. Pode fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso. Os ambientes inacessíveis contribuem para dificultar a inclusão das pessoas com deficiência e são fatores que concorrem para a sua exclusão. O meio pode reforçar a deficiência.


Nos últimos tempos incorporou-se o conceito de Educação Inclusiva, que trouxe para as salas de aula do ensino regular, muitos dos alunos anteriormente educados em escolas especiais, devido a deficiências físicas, sensoriais ou outras. É importante que os professores, o espaço e o mobiliário, estejam adequados para os receber. Só assim os pode tornar mais eficientes, hábeis ou independentes.

Infelizmente esta não é a realidade em Portugal. Na grande maioria dos casos, as escolas, sejam estas públicas ou privadas, não estão preparadas para receber alunos com Mobilidade Reduzida ou com algum tipo de deficiência. As barreiras que os impedem de aceder com autonomia às salas de aula ou a um WC adequado, é recorrente. Não basta a boa vontade dos professores e dos funcionários para minimizar este tipo de situações. É preciso que a infraestrutura da escola seja coerente com os princípios da inclusão, num ambiente atento às diferenças. É preciso que se faça cumprir a Lei e punir quem não a cumpre. É preciso assacar responsabilidades.


é um exemplo que devia ser seguido.
  

Comparativamente à escola que eu frequentei o ano passado, em Lisboa, a E.S. Henriques Nogueira, em Torres Vedras, disponibiliza, para além de infraestruturas requalificadas e modernas, soluções de integração para alunos com Mobilidade Reduzida ou com outro tipo de deficiência adquirida ou permanente, tornando a Escola verdadeiramente acessível a todos, referiu Carolina Moço, aluna do 9º ano.







Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, económica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público.


Com a colaboração de Carolina Moço  



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com