A
ACESSIBILIDADE pode ser definida como a capacidade do meio de proporcionar a
todos uma igual oportunidade de uso, de uma forma direta, imediata, permanente
e o mais autónoma possível.
A
experiência demonstra que os espaços, edifícios e serviços acessíveis são, por
regra, mais funcionais, mais seguros e mais confortáveis para todos os
utilizadores. A acessibilidade é, por isso, um fator objetivo de qualidade, e a
sua promoção deve ser vista como uma oportunidade de qualificação. A acessibilidade
é um Fator Expressivo para Educação Inclusiva
Na
escola, o meio físico acessível é fundamental. Pode fazer a diferença entre o
sucesso e o insucesso. Os ambientes inacessíveis contribuem para dificultar a
inclusão das pessoas com deficiência e são fatores que concorrem para a sua
exclusão. O meio pode reforçar a deficiência.
Nos
últimos tempos incorporou-se o conceito de Educação Inclusiva, que trouxe para
as salas de aula do ensino regular, muitos dos alunos anteriormente educados em
escolas especiais, devido a deficiências físicas, sensoriais ou outras. É
importante que os professores, o espaço e o mobiliário, estejam adequados para
os receber. Só assim os pode tornar mais eficientes, hábeis ou independentes.
Infelizmente
esta não é a realidade em Portugal. Na grande maioria dos casos, as escolas, sejam
estas públicas ou privadas, não estão preparadas para receber alunos com
Mobilidade Reduzida ou com algum tipo de deficiência. As barreiras que os
impedem de aceder com autonomia às salas de aula ou a um WC adequado, é
recorrente. Não basta a boa vontade dos professores e dos funcionários para
minimizar este tipo de situações. É preciso que a infraestrutura da escola seja
coerente com os princípios da inclusão, num ambiente atento às diferenças. É
preciso que se faça cumprir a Lei e punir quem não a cumpre. É preciso assacar
responsabilidades.
A
Escola Secundária de Henriques Nogueira, em Torres Vedras,
é um exemplo que
devia ser seguido.
“Comparativamente à escola que eu frequentei
o ano passado, em Lisboa, a E.S. Henriques Nogueira, em Torres Vedras,
disponibiliza, para além de infraestruturas requalificadas e modernas, soluções
de integração para alunos com Mobilidade Reduzida ou com outro tipo de
deficiência adquirida ou permanente, tornando a Escola verdadeiramente
acessível a todos”, referiu Carolina Moço, aluna do 9º ano.
Incluir
quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de
incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa
torná-las participantes da vida social, económica e política, assegurando o
respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder
Público.
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com