July 16, 2019

112 Auditivo


Surdos já podem chamar o 112 sem pedir ajuda


Entrou em funcionamento esta segunda-feira, com dois anos de atraso em relação ao anunciado, uma aplicação que vai permitir aos cidadãos surdos chamarem sozinhos o 112 em caso de emergência, a qualquer hora do dia ou da noite. Trata-se de uma funcionalidade gratuita que inclui video-chamadas e mensagens escritas de telemóvel, mas que por enquanto ainda só fica disponível para o sistema Android. 

A primeira coisa a fazer é descarregar a aplicação no site do 112. Uma vez feito o download, um botão redondo no centro do ecrã permite fazer a video-chamada, que é atendida nos serviços de emergência por um intérprete de língua gestual. À medida que o utente vai descrevendo a situação, esta vai sendo transmitida em linguagem verbal pelo intérprete a um assistente do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, que é quem aciona os meios necessários à resolução do problema.
 

Funcionalidades desta APP: 

  • Videoconferência com acesso a tradução simultânea através de intérprete de LGP;
  • Geolocalização do utente;
  • Envio de mensagens pré-definidos e personalizadas;
  • Envio de mensagens livres pelo cidadão com deficiência auditiva.



No passado, e em parceria com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, a GNR já tinha lançado o smsSegurança, destinado a facilitar a vida a quem não consegue ouvir. Trata-se de um serviço que permite o envio de mensagens escritas em situações de emergência para o número 96 10 10 200 ou para o site desta força de segurança. Quem precisar de recorrer a ele deve escrever na mensagem o seu nome, o local onde se encontra e uma breve descrição da emergência. Entre 2013 e 2018 este serviço recebeu 703 mensagens.





Foto: Sábado


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