April 12, 2021

MATRIZ de RISCO mais REALISTA

 

Temos de CONFINAR de novo! SIM ou NÃO ?

Segundo a atual MATRIZ de RISCO temos que nos preparar, mas, no final do dia, o que realmente é relevante é saber se o Sistema Nacional de Saúde - oferta Pública e oferta Privada - está ou não comprometido face à procura de cuidados hospitalares. 

Se o nº de internamentos em ENFERMARIA e o nº de internamentos em UCI estiver em linha com a oferta disponível de cuidados pelo SNS (público e privado), não se justifica fechar de novo o país e muito menos a economia. É preciso não esquecer que cerca de 90% das infeções acabam por ser assintomáticas, na medida em que os infetados conseguem recuperar em casa ao fim de dez dias.

 

Vale a pena reavaliar a MATRIZ de RISCOsem comprometer a segurança de todos, 
e passar a considerar como 'linhas vermelhas' o nº de internamentos em enfermaria face ao nº de internamentos em cuidados intensivos, para evitar que haja um novo CONFINAMENTO, sem necessidade. Tendo em conta a evolução dos internamentos e a capacidade instalada, 2000 internamentos em ENFERMARIA  e 200 em UCI, serão os valores que garantem uma prestação de cuidados hospitalares sem comprometer o sistema.  

 

Muitas pessoas com deficiência vivem em isolamento físico e social há vários anos. Dificilmente vão ‘à rua’ pelo simples facto de não existirem acessibilidades. A via pública é um campo de obstáculos e começa logo pelo mais elementar, os passeios e percursos pedonais, pavimentados quase todos em pedra. As lojas, os restaurantes, as zonas de lazer, os transportes e os serviços públicos, entre outros, continuam maioritariamente sem cumprir as normas de acessibilidade. Uma vergonha nacional que com o tempo vai acabar por nos afetar a todos. A PANDEMIA só veio agravar esta situação e, infelizmente, para a grande maioria das pessoas com deficiência, este confinamento, tido como temporário, confunde-se com o seu ‘confinamento’, quase permanente.


Dados de 13 de abril de 2021:

em ENFERMARIA: 459

em UCI: 118

fonte: EXPRESSO 


 


Para o Minuto Acessível, faça um ‘like’ e

através deste minuto.acessivel@gmail.com deixe o seu contributo


#cardosof  #minutoacessivel