
A criação de condições adequadas a clientes com
necessidades especiais, para além de revelar uma atitude responsável e cívica, representa ainda uma promissora oportunidade de negócio,
comprovada por estudos já realizados em países que já despertaram para esta
realidade.
Apesar de Lisboa ser capital de um país em que 18% da
população tem algum tipo de incapacidade e estar situada num continente com 127
milhões de pessoas com algum tipo de limitação, a oferta de quartos acessíveis
representa menos de 2% da oferta total de alojamentos.
A grande maioria dos hotéis lisboetas não encara estas pessoas com normalidade. Cerca de 48% dos hoteleiros ainda ponderam se o Turismo para Todos merece ou não ser desenvolvido e 33% consideram que a inclusão de clientes com necessidades especiais é uma questão de responsabilidade / solidariedade social, e não uma oportunidade de negócio.
Esta falta de visão e as graves falhas da fiscalização envergonham-nos a todos. Afinal somos um povo que se diz ‘saber receber’.
A grande maioria dos hotéis lisboetas não encara estas pessoas com normalidade. Cerca de 48% dos hoteleiros ainda ponderam se o Turismo para Todos merece ou não ser desenvolvido e 33% consideram que a inclusão de clientes com necessidades especiais é uma questão de responsabilidade / solidariedade social, e não uma oportunidade de negócio.
Esta falta de visão e as graves falhas da fiscalização envergonham-nos a todos. Afinal somos um povo que se diz ‘saber receber’.
Num contexto internacional iluminado pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), que Portugal também
ratificou, é importante que o Turismo – e neste caso a Hotelaria – dêem o seu
contributo para a criação de uma sociedade para Todos.
A Organização Mundial do Turismo atualizou em setembro do
ano passado as recomendações sobre o Turismo acessível a todos e prevê que, em
2020, as pessoas com algum tipo de incapacidade representarão 25% dos 1,56 mil
milhões de turistas.
Fontes:
- Dora Alexandre, Jornalista programa Consigo, RTP2/INR, I.P.
- “Turismo para Todos na Hotelaria de Lisboa – um custo ou um investimento”, estudo realizado
no âmbito de Mestrado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
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