November 27, 2014

o GUIA


Uma equipa de investigadores da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, desenvolveu um guia inteligente para orientar pessoas com DEFICIÊNCIA VISUAL no interior de edifícios públicos.




O guia, que foi criado em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pretende “aumentar a autonomia deste grupo de cidadãos, em actividades comuns do quotidiano”, afirmou a UC.

Na prática, trata-se de uma aplicação para Smartphone, desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios.

A partir do telemóvel, o novo sistema – “SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People”- utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para “orientar o invisual até ao seu objectivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício”, referiu José Cecílio, coordenador do projecto.


Apesar de ter sido desenvolvido para orientar pessoas invisuais,este sistema, premiado recentemente pelo InstitutoFraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão.



Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com