May 16, 2016

Resposta dedicada e prioritária


Segurança Social passa a ter balcões especiais para pessoas com deficiência.

Destina-se a disponibilizar às pessoas com deficiência ou incapacidade, e às suas famílias, um atendimento técnico especializado. Há brochuras em braille e, quando tal for solicitado, haverá também um intérprete de língua gestual. De resto, os funcionários receberam formação especializada, para saber informar bem sobre prestações sociais e serviços especificamente pensados para pessoas com deficiência.

Nestes balcões não se atende apenas pessoas com deficiência — quando não houver serviço, outras pessoas podem utilizá-lo – ainda que as pessoas com deficiência tenham prioridade. “É uma resposta dedicada e prioritária.”

O atendimento no Balcão da Inclusão pode ser marcado através de um formulário online no site da Segurança Social (onde é possível solicitar um interprete de língua gestual, que a Segurança Social trata de arranjar junto da Federação Portuguesa das Pessoas Surdas, sem qualquer custo para o cidadão). 


Para ser atendido não é obrigatório marcar antes,  
Qualquer pessoa pode aparecer, tira a senha e é atendida”.




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