October 7, 2016

Senhores Deputados


“Hoje, foi um MOMENTO HISTÓRICO para o parlamento português. Pela primeira vez, um deputado discursou no púlpito sentado na sua cadeira de rodas. Até lá chegar, quis o acaso, o destino ou qualquer outra coisa que desse uma aparatosa queda. Deu-nos assim a metáfora perfeita para aquilo que é ainda a vida da grande maioria das pessoas com diversidade funcional em Portugal. Mas ele teve sorte, funcionários e deputados foram ao seu auxílio, ajudaram-no a levantar-se. E muito bem. Sucede que muito de nós continuamos estendidos no chão. Senhores Deputados quando nos ajudarão, também a nós, a erguer?”, conclui Rui Machado, licenciado em Psicologia da Saúde e mestre em Psicologia Clínica


Uma vitória com 19 anos de atraso



"É uma vitória, claramente uma vitória que foi adiada 19 anos (…) só agora se põe a hipótese de haver um deputado diferente dos outros", disse Jorge Falcato, consciente de que se não fosse o seu caso ainda a AR não estaria adaptada.


Atualmente, ocupa a vida com a escrita e o ativismo na área da deficiência, sendo membro da comissão coordenadora dos (d)Eficientes Indignados, vogal do Centro de Vida Independente e co-criador do projeto ligado à desmistificação da sexualidade na deficiência.


Relacionados:



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com