May 15, 2017

Época balnear 2017

Um terço das PRAIAS PORTUGUESAS JÁ SÃO ACESSÍVEIS a pessoas com deficiência. No dia 17 de março, foi lançado o Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” para a época balnear 2017, tendo sido entregues os Prémios Praia + Acessível de 2016 à Praia de Valadares Sul, do concelho de Vila Nova de Gaia e à Praia fluvial de Avô, do concelho de Oliveira do Hospital.

Promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal desde 2005, o Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” visa que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras necessidades específicas que detenham.

Em 2016, passados 11 anos sobre o início deste Programa, foram galardoadas 209 praias, mais de um terço do total das zonas balneares classificadas (perto de 37%).


SCML - Um mergulho com o tiralô na praia de Carcavelos, Cascais


Condições de acessibilidade:
  • acesso pedonal adequado;
  • estacionamento reservado a pessoas com deficiência;
  • acessibilidade à zona de banhos - passadeiras no areal - Tiralô;
  • instalações sanitárias adaptadas.


As Secretarias de Estado do Turismo, do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e da Inclusão das Pessoas com Deficiência realçaram o impacto deste programa na promoção da acessibilidade para todos nas zonas balneares portuguesas, e o retorno económico que o investimento no turismo acessível gera.





Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com