September 30, 2017

O METRO, em milímetros…

Palavras de uma mãe de um rapaz com Mobilidade Reduzida, que entrou agora na Universidade:

"Fiquei surpreendida e emocionada com esta notícia da parte do Metropolitano de Lisboa que, recentemente, na semana Europeia da Mobilidade, se associou a esta causa”. O ‘nosso METRO’, ou seja a sua gestão pública, quer ou aparente querer mostra-se inclusivo e alinhado com os valores da Cidadania.


Contudo, vale a pena refletir e dissecar alguns pontos que a surpreenderam: 
  1. não existe na estação da cidade universitária (em frente ao maior hospital de Lisboa, Santa Maria) ao contrário do que foi anunciado, um elevador de acesso ao metro, o que a levou a pensar que a notícia era falsa ou que a associação à semana da Mobilidade era um ‘faz de conta’;
  2. constatou, que a mobilidade do filho, já que depende dos serviços do metropolitano para chegar ao seu destino – Cidade Universitária – não estavam garantidas e que as outras estações, entre as quais Cais Sodré, o Rossio e a de Telheiras, também não tinham os elevadores a funcionar – porque estão avariados – e que segundo os próprios funcionários, raramente funcionam. É, ao que parece, uma situação recorrente. Verificou no entanto que a única estação em que os elevadores estão a funcionar, é a de Alvalade.


Tendo em conta as Eleições Autárquicas, que se realizam já amanhã, as promessas e os compromissos já anteriormente assumidos, que são sempre propagandeados com grande convicção – só tem mesmo faltado uma tribuna, um megafone e uma lágrima ao canto do olho – o estado, gerido por políticos afetos ao atual Governo, e a CML em particular, devia pedir desculpa a todos aqueles a quem limita a sua mobilidade e que vêm a sua vida comprometida pela incompetência dos gestores/decisores públicos, sempre cheios de ‘si mesmos’.

Vamos acreditar que hoje, até à meia-noite, ainda conseguem resolver este grave problema, que afeta a vida de quem não tem a mobilidade e que, aparentemente, o METRO de Lisboa anunciou com ligeireza a sua associação à semana da Mobilidade.


Afirma o METRO(só pode ser para ‘Inglês ler... em Português’)






Com a contribuição de Paula Castilho Borges



Para o Minuto Acessível,

eixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com