Aplicação
para denunciar falta de acessibilidade recebe mais de 650 queixas em oito meses
A
aplicação – APP + Acesso para Todos – foi criada em maio de 2018 e até ao final
desse ano recebeu mais de 2.600 avaliações de espaços, entre elas 650
reclamações, feitas pelos mais de 1.800 utilizadores que a descarregaram. Por
comparação equivale a mais do dobro das recebidas pelo Instituto Nacional para
a Reabilitação em 2017.
Em
declarações à agência Lusa, Joana Gorgueira, do departamento de Gestão das
Acessibilidades, explicou que a associação criou o projeto “Portugal Mais
Acessível”, no qual se insere a aplicação, por sentir que apesar da Lei das
Acessibilidades ter 20 anos, “as mudanças
são poucas”.
A
aplicação é livre e pode ser instalada por qualquer pessoa, que através dela
avalia os espaços em termos de acessibilidade, tendo em conta quatro itens:
- casa de banho acessível,
- existência de estacionamento reservado a pessoas com deficiência,
- entrada sem impedimentos e
- circulação interna sem obstáculos.
“É uma espécie de ‘tripadvisor’ das
acessibilidades”, classificou Joana Gorgueira, referindo-se à aplicação
para telemóvel que tem avaliações de restaurantes, hotéis, espaços públicos,
etc. “Se a fiscalização começasse a acontecer,
acreditamos que podia haver mudanças”, defendeu, acrescentando que
a Associação Salvador acredita que 2019 pode ser um ano de mudança.
Fonte: OBSERVADOR
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