February 2, 2019

Mais de 650 RECLAMAÇÕES


Aplicação para denunciar falta de acessibilidade recebe mais de 650 queixas em oito meses



A aplicação – APP + Acesso para Todos – foi criada em maio de 2018 e até ao final desse ano recebeu mais de 2.600 avaliações de espaços, entre elas 650 reclamações, feitas pelos mais de 1.800 utilizadores que a descarregaram. Por comparação equivale a mais do dobro das recebidas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação em 2017.

Em declarações à agência Lusa, Joana Gorgueira, do departamento de Gestão das Acessibilidades, explicou que a associação criou o projeto “Portugal Mais Acessível”, no qual se insere a aplicação, por sentir que apesar da Lei das Acessibilidades ter 20 anos, “as mudanças são poucas”.

A aplicação é livre e pode ser instalada por qualquer pessoa, que através dela avalia os espaços em termos de acessibilidade, tendo em conta quatro itens: 
  • casa de banho acessível, 
  • existência de estacionamento reservado a pessoas com deficiência, 
  • entrada sem impedimentos e 
  • circulação interna sem obstáculos.



É uma espécie de ‘tripadvisor’ das acessibilidades, classificou Joana Gorgueira, referindo-se à aplicação para telemóvel que tem avaliações de restaurantes, hotéis, espaços públicos, etc. Se a fiscalização começasse a acontecer, acreditamos que podia haver mudanças”, defendeu, acrescentando que a Associação Salvador acredita que 2019 pode ser um ano de mudança.




Fonte: OBSERVADOR


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