February 25, 2019

TOMI For All

Chama-se TOMI For All e garante que todos, independentemente das suas necessidades físicas ou cognitivas, possam procurar informação e serviços inteligentes na plataforma.



“As soluções que o TOMI For All preconiza, já desenvolveu e continua a desenvolver, são inovadoras e únicas em Portugal e a nível internacional. Destinando-se os equipamentos a espaços públicos esta oferta inclusiva faz todo o sentido”, considera Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal



MOBILIDADE REDUZIDA
As novas evoluções da plataforma incluem um modo de acessibilidade para cidadãos com mobilidade reduzida, baixa estatura e crianças.




CEGOS E BAIXA VISÃO
As pessoas com visão reduzida e cegos, podem interagir autonomamente com o TOMI através do modo de navegação adaptado pelo toque e som.




DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Para as pessoas com deficiência auditiva, foram desenvolvidos vídeos em língua gestual que explicam como utilizar o TOMI.




DEFICIÊNCIA COGNITIVA
Os conteúdos são otimizados para serem mais fáceis de compreender por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades cognitivas.
  



“Podemos ter acesso a um conjunto de informação que antes não teríamos. É sempre bom, tendo em conta que estas questões de acessibilidade são colocadas de parte. É ótimo nós podermos chegar ao pé de um TOMI e podermos aceder à informação disponibilizada conforme outra pessoa qualquer”, considera Eduardo Rito, Consultor / Utilizador cego


Diogo Martins, Grupo de Trabalho p/ Acessibilidade no Transporte Público – Câmara Municipal de Lisboa, afirma que “é uma questão de incluirmos realmente toda a sociedade num produto que estamos a disponibilizar a qualquer pessoa.”



Para o Minuto Acessível, faça um ‘like’ e
através deste minuto.acessivel@gmail.com deixe o seu contributo


#cardosof  #minutoacessivel