March 28, 2014

Dicas que se OUVEM

Simplificar para ajudar quem tem uma Deficiência Auditiva 



Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não lhes foi possível aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, outras não.

Quando pretender comunicar com uma pessoa surda, caso ela não esteja atenta, acene ou toque levemente no seu braço, para dar conta da sua intenção. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas não exagere. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar.

Use um tom de voz normal a não ser que lhe peçam para falar mais alto. Fale de frente para a pessoa e garanta que a sua boca está sempre visível.

Se conhece a linguagem gestual, use-a. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. As suas tentativas serão apreciadas e estimuladas. Seja expressivo.

As pessoas surdas não conseguem identificar alterações subtis do seu tom de voz sempre que expressa, por exemplo, sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade. Assim, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo podem ajudar a melhorar a sua comunicação.

Mantenha sempre contacto visual. Tente não desviar o olhar porque pode passar a falsa indicação de que a conversa terminou.

Muitas vezes uma pessoa surda não tem uma boa dicção. Se tiver dificuldade para compreender o que ela está a querer dizer, não se acanhe em pedir para que repita.

Quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se à pessoa surda, não ao intérprete.

Algumas pessoas surdas preferem a comunicação escrita. Se for necessário, comunique através de bilhetes. O importante é comunicar.



Muito importante:
  • A falta de audição é uma deficiência sensorial, não é uma doença.





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