Simplificar
para ajudar quem tem uma Deficiência Auditiva
Não
é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque
não lhes foi possível aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, outras
não.
Quando
pretender comunicar com uma pessoa surda, caso ela não esteja atenta, acene ou
toque levemente no seu braço, para dar conta da sua intenção. Fale de maneira
clara, pronunciando bem as palavras, mas não exagere. Use a sua velocidade
normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar.
Use
um tom de voz normal a não ser que lhe peçam para falar mais alto. Fale de
frente para a pessoa e garanta que a sua boca está sempre visível.
Se
conhece a linguagem gestual, use-a. Se a pessoa surda tiver dificuldade em
entender, avisará. As suas tentativas serão apreciadas e estimuladas. Seja
expressivo.
As
pessoas surdas não conseguem identificar alterações subtis do seu tom de voz sempre
que expressa, por exemplo, sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou
seriedade. Assim, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo
podem ajudar a melhorar a sua comunicação.
Mantenha
sempre contacto visual. Tente não desviar o olhar porque pode passar a falsa
indicação de que a conversa terminou.
Muitas
vezes uma pessoa surda não tem uma boa dicção. Se tiver dificuldade para
compreender o que ela está a querer dizer, não se acanhe em pedir para que repita.
Quando
a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se à pessoa surda,
não ao intérprete.
Algumas
pessoas surdas preferem a comunicação escrita. Se for necessário, comunique através
de bilhetes. O importante é comunicar.
Muito importante:
- A falta de audição é uma deficiência sensorial, não é uma doença.
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