As
deficiências correspondem a um desvio relativamente ao que é geralmente aceite
como estado biomédico normal (padrão) do corpo e das suas funções.
As
deficiências podem ser caracterizadas como temporárias ou permanentes,
progressivas, regressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas. O desvio em
relação ao modelo baseado na população, e geralmente aceite como normal, pode
ser leve ou grave e pode variar ao longo do tempo.
O QUE SE DEVE TER EM ATENÇÃO AO PRESTAR UM SERVIÇO A
UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E MOTORA
A
deficiência Visual é a perda ou redução da capacidade visual, com caráter
definitivo, não sendo suscetível de ser melhorada ou corrigida com o uso de
lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
- Contacto baseado numa contínua troca de informação oral;
- Possibilidade de tocar nos objetos ou pessoas para uma melhor identificação;
- Iluminação e contrastes especiais que possibilitem um maior grau de autonomia;
- Descrição clara do meio físico que as rodeia, a fim de poderem detetar o caminho e os obstáculos para uma mais fácil deslocação;
- Em caso de emergência, devem ter atenção prioritária.
A
deficiência Auditiva pode ocorrer em qualquer idade e pode estar relacionada
com fatores de natureza hereditária ou congénita (malformações / alterações
morfológicas), bem como na sequência de alterações que se manifestam aquando do
nascimento ou decorrentes de doenças ou acidentes.
- Contacto visual com o interlocutor;
- Boa iluminação para que possam fazer leitura labial;
- Preferencialmente ter conhecimentos básicos de Língua Gestual ou conhecer o código de Sinais Internacionais;
- Possibilidade de utilizar um meio alternativo de informação e comunicação, caso não haja compreensão;
- Em caso de emergência, devem ter atenção prioritária.
A
deficiência Motora resulta de uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser
congénita ou adquirida por doença ou acidente. Pode, também, decorrer
de lesões neurológicas, neuromusculares ou ortopédicas, afetando o indivíduo,
no que diz respeito à sua mobilidade e coordenação motora.
- Informação precisa sobre o grau de acessibilidade do lugar para onde se dirigem (degraus, rampas, elevadores, larguras das portas, existência de instalações sanitárias adequadas);
- Acesso total às infraestruturas e respetiva utilização;
- Respeito pelo ritmo das pessoas com mobilidade condicionada;
- Assistência para subir escadas, caso seja necessário;
- Apoio no transporte de bagagem ou embrulhos, etc.;
- Em caso de emergência, devem ter atenção prioritária.
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