April 25, 2016

Uma R(EVOLUÇÃO) a ‘passo-de-caracol’


Viver no nosso país com algum tipo de deficiência NÃO É FÁCIL.

O nosso país continua a ser pouco inclusivo quando pensamos, por exemplo, em ACESSIBILIDADE. As barreiras arquitetónicas continuam a contribuir para a exclusão. Em pleno Sec.XXI, neste Portugal Democrático, o poder político parece indiferente às dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente. Um testemunho flagrante foi constatar que a Assembleia da República, a casa onde se aprovam as leis, não estava preparada para receber um deputado com mobilidade reduzida. Temos leis que cheguem. Temos leis com qualidade. Não temos quem as cumpra nem quem as faça cumprir.

Já foi pior.
Sabemos que já foi pior.

O país mudou muito desde o 25 de Abril de 1974 e mais ainda, em 1986, após a adesão à então chamada Comunidade Económica Europeia. Contudo, continuamos a testemunhar os maus exemplos. No ‘final do dia’ estamos todos mais velhos e vamos acabar, eventualmente, por enfrentar esta provação.

Não é uma questão de opção politica. Não é uma questão ideológica. É uma questão de cidadania. Já era tempo de estarmos muito melhor se fossemos mais capazes e, fundamentalmente, se tivéssemos uma consciência cívica mais desenvolvida.


Temos de colocar, também, um cravo na problemática da ACESSIBILIDADE.






Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com