June 11, 2016

"Selos de ACESSIBILIDADE"


Empreendimentos turísticos vão ter REGRAS para melhorar a ACESSIBILIDADE.

O Estado, por via da Secretaria de Estado do Turismo, vai rever o diploma de classificação dos empreendimentos turísticos para incluir uma área dedicada ao turismo acessível. A Secretaria de Estado da Inclusão reforçou a ideia, considerando que este turismo acessível deve passar pela atribuição de "selos de acessibilidade" a empreendimentos que cumpram determinados requisitos que permitam a acessibilidade a todos.

"A ideia é conseguir fazer algumas inovações ao nível da classificação dos empreendimentos, promover a identificação de selos de acessibilidade e promover, ao nível de roteiros identificadores de equipamentos e serviços, se os mesmos cumprem requisitos de acessibilidade, porque é uma das coisas que as pessoas querem saber quando escolhem um hotel, um restaurante ou um monumento que querem visitar. Querem saber em que medida o podem fazer", considerou Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão.


Já o projeto "Praia Acessível - Praia para Todos!", que também se enquadra no desenvolvimento do Turismo Acessível, tem evoluído positivamente sempre com o objetivo de chegar ao maior número de praias possível. Em 2005, quando começou, o programa tinha 45 praias acessíveis e, no ano passado, eram mais de 200. O "Prémio Praia + Acessível" relativo a 2015, foi atribuído a praias de referência ao nível das condições de acessibilidade, nomeadamente, a Praia de Vilamoura, no concelho de Loulé (1.º lugar), e a Praia Fluvial de Fraga da Pegada, no concelho de Macedo de Cavaleiros (2.º).



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com