O
Turismo de Portugal lançou o programa “All For All” dirigido a todos os
empresários do setor, tendo em vista a sua mobilização, numa atuação concertada
de tornar acessível a oferta turística nacional.
A
aposta na acessibilidade está diretamente associada ao propósito do país:
“Receber Bem”. Ao construirmos um destino turístico acessível para todos
estamos a responder às necessidades de cada um, prestando um melhor serviço e
potenciando a captação de mais turistas.
Não se
trata de responder a um mero nicho de mercado mas sim, prepararmos-nos para
poder fazer parte dos destinos escolhidos por turistas com necessidades
específicas, os quais se estima que, em 2020, poderão representar 862 milhões
de viagens na Europa.
Saber
acolher todos os turistas - famílias com crianças pequenas, seniores ou pessoas
com algum tipo de incapacidade, ainda que temporária – é, por isso, uma
importante oportunidade de negócio e uma vantagem competitiva para Portugal.
Turismo
Acessível,
Turismo Universal,
Turismo Inclusivo ou
Turismo sem Barreiras pode
ser definido como a fruição da atividade turística (produtos, serviços e
ambientes turísticos), que é acessível a todas as pessoas, com deficiência ou
não, e que inclui todos aqueles que possam apresentar temporariamente ou
permanentemente limitações de mobilidade, de audição, de visão, cognitivas e
psicossociais, de forma independente e com equidade e dignidade.