January 9, 2017

Símbolo Internacional de Acessibilidade


O símbolo da cadeira de rodas, conhecido como SÍMBOLO INTERNACIONAL DE ACESSO, foi adotado pela Rehabilitation International em 1969, entidade não-governamental com sede em Nova Iorque, que congrega organizações nacionais e internacionais e possui status de órgão consultivo da ONU.


O primeiro símbolo, criado por Susanne Koefoed, Dinamarquesa, era a preto e branco e não tinha cabeça. Pouco tempo depois foi acrescentada uma cabeça, o que resultou no símbolo adotado pela ONU e que o mundo inteiro hoje reconhece.



Afinal, qual é a finalidade deste símbolo?

Este símbolo, um dos logotipos instantaneamente reconhecido em todo o mundo, indica que serviços, espaços, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos são acessíveis a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, como são exemplo os deficientes motores, auditivos e visuais e em alguns casos, cidadãos mais idosos e mulheres grávidas, e que por isso devem ser de uso restrito a este grupo de pessoas uma vez que necessitam de condições específicas para aceder ou fazer uso desses espaços e equipamentos.




Um grupo de designers americanos que integram o Accessible Icon Project, quer agora dar um "ar" mais atual ao símbolo internacional de acesso. O novo desenho é baseado no antigo, mas mostra a figura inclinando-se para a frente, ativamente empurrando sua cadeira de rodas. A motivação baseia-se no facto de que o atual desenho "tem pernas e braços que parecem mecânicos, com uma postura ereta de forma não natural e o visual completo torna mais visível a cadeira de rodas, e menos a pessoa"… 


O novo ícone é "uma metáfora de autodeterminação" que retrata um deficiente mais proactivo e mais integrado na sociedade. 



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com