January 24, 2016

Pagar para VOTAR…


A hora de ir votar pode ser um tormento para quem se desloca numa cadeira de rodas. Em Portugal, as secções de voto são instaladas em edifícios públicos, como escolas e juntas de freguesia. Por lei, os edifícios públicos devem estar preparados, mas neste país a maioria não está.

As autoridades fazem crer que estão interessadas em solucionar o problema quando se está a aproximar o acto eleitoral, mas depois entram num processo de esquecimento até ao acto eleitoral seguinte. Uma irresponsabilidade que tem que se denunciada para que os que têm responsabilidades públicas por estas situações sejam identificados. Votar é um direito consagrado na constituição.

Hoje, mais uma vez, só consegui exercer o meu direito de voto com a ajuda de outros cidadãos que no momento exerciam esse direito. A falta de condições de acessibilidade de muitas assembleias de voto é um obstáculo, por vezes inultrapassável, para os cidadãos com deficiência ou com mobilidade condicionada.

Depois de duas queixas formais, apresentadas nos dois últimos atos eleitorais, a situação não foi alterada. A presidência da Junta de Freguesia da Parede, concelho de Cascais, informou-me que, e cito, “se quisesse votar teria que chamar os Bombeiros Voluntários da Parede e pagar o serviço por eles prestado”.

 Local de voto: Escola primária do Bairro Octaviano, na Parede


Mais uma… para a CNE






Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com