January 17, 2016

2016 Access City Award


Milão ganha prémio de cidade mais acessível para deficientes.

Entregue pela Comissão Europeia, o título foi disputado também por Wiesbaden, na Alemanha, Toulouse, na França, Vaasa, na Finlândia e Kaposvár, na Hungria.





O Presidente da Câmara de Milão, Giuliano Pisapia, está orgulhoso pelo facto da sua "cidade ter sido escolhida como um exemplo de empenho numa área tão importante como a da deficiência física (…) para uma administração pública, é fundamental dar uma resposta concreta para fazer de Milão um local cada vez mais acessível a todos (…) este reconhecimento internacional demonstra que estamos no caminho certo", enfatizou Pisapia.


Milão, catedral Duomo, com pisos acessíveis


Lisboa, Alameda dos Oceanos, cultura da PEDRA



Portugal está muito longe deste tipo de reconhecimento. A gestão das nossas cidades não tem tido em conta a dificuldade que as pessoas com Mobilidade Reduzida têm quando pretendem usar o espaço público. Há quem diga que as nossas cidades são antigas e que as soluções implementadas à data não consideravam a mobilidade como um fator relevante mas, o facto é que as recentes inovações do parque urbano têm agravado ainda mais as dificuldades da maioria das pessoas com dificuldades de mobilidade. São exemplo disso, só para falar de Lisboa, o Parque das Nações – Parque das Pedras – a Ribeira das Naus – Ribeira dos Calhaus – ou mesmo a nova Alta de Lisboa. Há no entanto que ressalvar a vontade que o novo Presidente da Autarquia, Fernando Medina, tem revelado para fazer com que Lisboa se torne uma cidade mais acessível, vontade essa que se tem materializado por diversas intervenções em favor da causa da acessibilidade pedonal. Anda Lisboa! é o projeto de Acessibilidade Pedonal da Cidade






Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com