January 29, 2016

Tablet TÁCTIL


Uma empresa austríaca desenvolveu o primeiro TABLET EM BRAILLE. A inovação usa a tecnologia que cria relevo táctil que revolucionará a utilização destes dispositivos pelas pessoas com deficiência visual.





Os deficientes visuais poderão, com maior facilidade, usar os recursos das plataformas móveis. O ecrã do tablet é feito com um líquido especial que sintetiza o conteúdo do texto para braille, ou seja, a partir de pequenas bolhas na tela, os invisuais conseguem ler com os dedos e navegar na Net, ler livros, interpretar gráficos e até mapas.


Mas como é que um ecrã táctil pode apresentar 
os pontos em relevo da linguagem braille?

Criar um ecrã completo com pequenas agulhas mecânicas idênticas às dos módulos braille tradicionais de uma linha, seria algo financeiramente insustentável. Os investigadores afirmam ter resolvido o problema com um sistema de microfluidos capaz de encher pequenas bolhas de forma a gerar relevos no ecrã, possibilitando a criação de um ecrã tátil completo a um custo reduzido.


Os sistemas de acessibilidade em iPhones e Androids muito têm evoluído e permitido que utilizadores invisuais tirem maior partido das suas capacidades.



Saiba mais em http://blitab.com/



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com