March 29, 2016

ColorAdd


O ColorADD, projeto 100% português, é um código universal que recorre a símbolos para ajudar os daltónicos a distinguir as cores. 

Desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico e professor da Universidade do Minho, o projeto ColorAdd procura ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial. Este código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.



“Pretende-se que a indústria e a sociedade vejam neste projeto um contributo para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja factor determinante. O projeto apresenta uma solução sustentada que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão”, considera Miguel Neiva



"Uma das melhores 40 ideias para melhorar o mundo"









Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com