March 22, 2016

Piano a 3D


Uma das vertentes da tecnologia com mais impacto na sociedade é quando esta desenvolve métodos e alternativas para colmatar incapacidades do ser humano, permitindo que os dispositivos usados possam tornar a vida das pessoas mais fácil e sem limitações.

Nesse sentido, uma equipa de investigadores da Universidade de Wisconsin começou a trabalhar num projeto muito interessante para invisuais.

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Wisconsin está a utilizar uma avançada impressora de sintetização seletiva a laser para desenvolver um projeto que consiste na criação de partituras de música em 3D, especialmente desenvolvidas para pessoas que tenham qualquer incapacidade visual.

Até ao momento, os músicos que fossem portadores de qualquer incapacidade visual estavam a utilizar partituras escritas em braille, o que por vezes omitia detalhes musicais de grande relevância. Com este desenvolvimento, estes pormenores nunca mais serão omissos e os músicos com capacidades visuais reduzidas passarão a poder interpretar todas as notas musicais como qualquer outro artista.

A equipa de investigadores continua a melhorar este sistema contando com a ajuda da pianista Yeaji Kim, uma Sul Coreana, invisual, que teve um dia a ideia de criar um sistema mais preciso de partituras para pessoas cegas.



Ainda há um caminho a seguir até este sistema estar disponível ao mundo, mas, segundo a pianista, com este sistema há muito mais pormenor na leitura das partituras em relação ao tradicional método em braille



Fonte Pplware: Hugo Sousa




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com