March 10, 2016

Ver em 3D

Uma das vertentes da tecnologia com mais impacto na sociedade é a de contribuir, com métodos e soluções, para colmatar as incapacidades do ser humano. A tecnologia veio facilitar a vida a todos aqueles que têm algum tipo de limitação motora, auditiva, invisual, intelectual ou outra.

Ter a possibilidade de conhecer a oferta cultural em toda a sua plenitude é, certamente, motivo de satisfação para todos aqueles que têm esse interesse, mas que devido a algum tipo de deficiência têm limitações. Foi a partir deste princípio que uma equipa de Helsínquia, na Finlândia, iniciou o projeto Unseen Art, que imprime as pinturas mais conhecidas em 3D, para que possam ser sentidas por pessoas com deficiência visual.

"Para validar a ideia, encontramos uma senhora que nasceu cega, artista, que ouviu falar sobre a Mona Lisa em toda a sua vida e nunca conseguiu experienciar o seu significado," afirmou o mentor da ideia, Marc Dillon, ao TechCrunch.

Foi precisamente a Mona Lisa a primeira experiência do Unseen Art. A equipa pegou na pintura original e fez um modelo em 3D, mais tarde impresso para que pudesse ser apreciado por qualquer pessoa.




A tecnologia de impressão em 3D está em franca expansão e pode resolver um problema tão antigo como a pintura: esta arte não era acessível às pessoas com deficiência visual. Marc Dillon ambiciona que as grandes obras da pintura clássica, como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, possam ser apreciadas por todos, inclusive por invisuais.




Saiba mais em TechCrunch




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com